Mercados economia politica
Conceito: Mercado é, no sentido genérico, o local ou a região geográfica onde os produtores e compradores se encontram praticando ali atos de mercansilha ou de comércio. No sentido econômico, referem-se a um continuado ajustamento entre a oferta, realizada ou possível, de bens e de serviços, e a demanda, efetiva ou esperada, daqueles mesmos bens e serviços.
2 Classificação: O estudos dos mercados admite a classificação em seis grandes tipos ou estruturas de mercado, a saber:
1. A concorrência perfeita.
2. A concorrência imperfeita ou monopolística.
3. .1 O oligopólio 2. O oligopsônio.
4. 1 O monopólio 2. Monopsônio.
5. Monopólio bilateral.
6. O cartel perfeito.
1. A concorrência perfeita. O regime da concorrência perfeita, para ser considerado caracterizado, exige as seguintes características: (questão de prova e falar a respeito de uma dessas). Existe um grande número de agentes, compradores e vendedores, em perfeita interação recíproca, (atomização do mercado, mercado pulverizado em átomos) { o que é atomização do mercado?}
2. Nenhum desses agentes é suficientemente importante a ponto de poder exercer qualquer influência nas operações de compra e venda do sistema.
3. Existe a homogeneidade dos produtos ali comercializados, ou seja, os produtos são considerados substitutos perfeitos entre si.
4. Existe plena mobilidade dos agentes operadores e seus fatores, isto é, facilidade de ingresso ao mercado e da saída dele, por parte de qualquer interessado, a qualquer década.
5. Existe pleno acesso dos operadores a todas as informações relevantes, tais como: o que são informações relevantes? Preços praticados, custos, movimento, de vendas, margens de lucro, etc.
Transparência do mercado. O que é transparência de mercado? São as facilidades que as estruturas possuem
6. Ausência de economias de escala, trata-se de uma estrutura de características simples, informal e natural. Não existe qualquer grau de sofisticação. As operações se desenvolvem