Mercados de capitais
MERCADO DE CAPITAIS
O Sistema financeiro nacional é constituído por um conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilitam a transferência de recursos dos ofertadores últimos para os tomadores últimos e criam condições para que os títulos tenham liquidez no mercado.
Assim, o sistema financeiro, através de suas instituições, tem como função:
Captar recursos financeiros; distribuir e circular valores e títulos mobiliários; regular esse processo.
O Conjunto de instituições pertencentes ao Sistema é denominado de Mercado financeiro.
De acordo com as características, o mercado financeiro pode ser segmentado em quatro mercados específicos:
Cambial: Á vista e curto prazo; transformação da moeda estrangeira em moeda nacional e vice-versa; é um mercado bancário e auxiliar( bcos comerciais e corretoras etc...)
Monetário : Á vista e curtíssimo prazo; serve como controle da liquidez bancária( LBC, NBC, etc..), é um mercado bancário e não bancário ( bcos com. Invest. E corretoras etc...)
Crédito : Prazo curto, médio, e serve para financiar capital de giro, capital fixo, habitação, rural, e consumo é um mercado bancário e não bancário( bancos de invest. E financeiras)
Valores Mobiliários : ( Mercado de capitais), Prazo curto, médio, longo e intermediário, serve para financiamentos de capital de giro, capital fixo, underwriting, ações e debêntures.
CMN- Conselho Monetário Nacional ( Órgão normativo)
O Conselho Monetário Nacional é responsável pela fixação das diretrizes das políticas monetária e cambial do país, além de :
adaptar o volume dos meios de pagamento ás necessidades da economia;
regular o valor interno da moeda ( corrigindo surtos de inflação / deflação externa ou interna);
regular o valor externo da moeda e o balanço de pagamentos ( exportação /importação /compra financeira /venda financeira );
zelar pela liquidez do sistema e a solvência das instituições financeiras;