Mercador de veneza
Campus Vitória
DIREITO CIVIL
Obrigações e Contratos
Vitória
Setembro 2013
Relatório do filme “O Mercador de Veneza” a luz do ordenamento jurídico brasileiro
1. Sinopse do Filme
A adaptação da peça homônima escrita por William Shakespeare se passa na Veneza do século 16. O jovem nobre Bassanio (Joseph Fiennes) pede dinheiro emprestado ao amigo Antonio (Jeremy Irons). O objetivo de Bassanio é viajar a Belmont e pedir a mão de Portia (Lynn Collins). No entanto, Antonio não pode emprestar o dinheiro e só resta ao jovem procurar o agiota Shylock (Al Pacino). O amigo pede dinheiro ao negociador pessoalmente, prometendo-lhe um naco de sua própria carne caso não haja pagamento. Essa negociação acaba mudando a vida de todos em volta de Bassanio.
2. Ficha técnica
Gênero: Comédia Dramática
Direção: Michael Radford
Roteiro: Michael Radford
Elenco: Al Pacino, Allan Corduner, Charlie Cox, Gregor Fisher, Jeremy Irons, Joseph Fiennes, Lynn Collins, Mackenzie Crook, Ron Cook
Produção: Barry Navidi, Cary Brokaw, Jason Piette, Michael Cowan
Fotografia: Benoît Delhomme
Trilha Sonora: Jocelyn Pook
3. Relato do filme a luz da época
A obra “O Mercador de Veneza” de William Shakespeare que deu origem ao filme, envolve um drama romântico em questões sócio-jurídicas de uma época marcada pela ascensão do comércio e da burguesia, no contexto do Renascimento.
Neste período, os Judeus viviam isolados em guetos e eram muitos descriminados. Não podiam ter propriedades, então, muitos deles ganham a vida como agiotas.
O contrato firmado por Shylock e Bassânio, tendo Antônio como fiador, e o processo de execução da fiança fabulosamente narrados por Shakespeare em O Mercador de Veneza chamam especial atenção pela riqueza do litígio e seu desfecho.
Cumpre salientar é que houve sim um contrato celebrado entre Shylock e Antonio, no qual este se responsabilizou como um fiador