introducao
Disciplina: Anatomia e Fisiologia Humana
Tema: Infarto Agudo de Miocárdio
Descentes:
Ariana
Artemisa de Barros
Karine Lopes
Keila Barros
Jemima Gonçalves
Mário Correira
Docente: Dália Monteiro
Introdução
No âmbito da disciplina de anatomia, fomos incumbidos a realizar um trabalho, cujo tema é infarto agudo do miocárdio. De facto o tema sugerido tem estado a alargar em todo mundo significativamente, levando a morte mais de milhões de pessoas. Também o infarto agudo do miocárdio (IAM), é conhecido popularmente como infarto do coração, enfarte ou ataque cardíaco.
São várias as causas que levam a manifestação dessa doença, e o tempo da sua manifestação varia de pessoa para pessoa. Atualmente muitos andam a ignorar o perigo de ingerir certos tipos de alimentos, principalmente os que Deus ordenasse para não comêssemos. Muitas pessoas morrem ou têm problemas cardiológicos permanentes por não buscarem socorro médico de forma rápida. Atualmente existem excelentes tratamentos para o infarto agudo do miocárdio, que podem salvar vidas e prevenir incapacidades físicas. No entanto, o tratamento é mais efetivo quando iniciado dentro da primeira hora de início dos sintomas. Por isto, é tão importante reconhecer um episódio de infarto.
Ao longo do trabalho vamos estudar um pouco sobre como é feito o seu diagnóstico, quais os principais métodos (pode ser aparelhos) na sua avaliação, epidemiologia, entre outros pontos importante a saber.
Conceito Refere-se à morte de parte do músculo cardíaco (miocárdio), que ocorre de forma rápida (ou aguda), devido à obstrução do fluxo sanguíneo das artérias coronárias para o coração.
É a destruição da musculatura miocárdio, devido à deficiência de fluxo sanguíneo para uma região do músculo cardíaco, cujas células sofrem necrose (morte de tecido), por falta de aporte nutritivo.
Origem
Trata-se de uma doença onde há