Física Experimental - Eletrização por Atrito
FÍSICA EXPERIMENTAL 3
Experiência nº I
Nome da experiência: Eletrização por Atrito
Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2014.
1- Objetivo
Observar a atração existente entre dois corpos atritados por um pedaço de algodão. E identificar os tipos de cargas existentes e forças que atuam em cada corpo.
2- Lista de materiais
• Duas tiras de papel A4
• Duas tiras de plástico transparente
• Um pedaço de algodão
3- Procedimento da experiência
Experimento I – Com duas tiras de papel
Foi colocada uma folha de papel A4 em branco, a fim de servir de local para apoiar o material utilizado durante o experimento. Colocou-se as tiras (uma ao lado da outra), agora neutras, na base de papel e atritou-se as mesmas com um chumaço de algodão. Após este procedimento, ergueram-se as tiras pelas extremidades e aproximaram-se as faces uma da outra. Não houve alteração alguma de comportamento dos materiais, pois os materiais atritados eram de papel, ou seja, transferiram carga negativa para o algodão ficando menos eletronegativos. Não foi observada atração e nem repulsão.
Experimento II – com uma tira de plástico e uma de papel.
. A tira de plástico também foi atritada com o algodão, isso resultou, após a aproximação das tiras, em atração, pois as cargas resultantes nas tiras eram de sinais opostos. A carga negativa do chumaço de algodão foi transportada para a tira de plástico tornando-a mais carregada de elétrons. O resultado observado foi a atração da tira de papel, que tinha menos elétron negativo, e da tira de plástico, que estava sobrecarregada negativamente. Sendo assim, a atração acorre por haver troca de elétrons.
Experimento III – com duas tiras de plástico.
As tiras de plástico foram atritadas com o algodão, que cedeu elétron negativo para as tiras. Após este procedimento, ergueram-se as tiras pelas extremidades e aproximaram-se as faces uma da outra. Entretanto, o resultado observado foi de repulsão de ambas,