mercadologi
Mayara Duarte Ferreira
Ana Paula de Lima da Silva
1 INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos observa-se a grande valorização do capital humano nas organizações, e como vem se tornando de suma importância, este capital também é utilizado como estratégia de mercado. Na década de 1990 Bekin criou o termo Endomarketing, “endo” vem do grego e significa dentro, Marketing deriva de “Market”, que significa mercado em inglês, ou seja, mercado interno (BEKIN, 1995).
Devido a dedicar-se ao estudo do ambiente interno da organização, o endomarketing busca a melhora do clima organizacional, facilitando a relação entre subordinados e a alta cúpula organizacional, tornando-se imprescindível para qualquer empresa. Uma organização harmoniosa, reduz os ruídos que tendem a atrapalhar o processo de comunicação e com isso desempenha o seu conjunto de marketing de forma mais eficaz e eficiente, gerando satisfação do seu cliente interno, fazendo com que aumente o seu índice de produtividade.
Para a ciência o endomarketing é uma área que tende a ser explorada profundamente, visto que abrange o estudo do seu público interno, onde há vasto campo de pesquisa, observando-se as variáveis que influenciam o resultado, como o treinamento, a relação interpessoal, remuneração, estrutura organizacional, dentre outros. Uma vez que, a satisfação do consumidor é afetada por esse público.
A elaboração deste trabalho justifica-se, para a conquista de experiência na vida da acadêmica, por meio da vivência no dia a dia de uma organização, observação das atividades realizadas, o que leva, durante a elaboração, a acadêmica desenvolver um senso crítico e observador, gerando um enriquecimento de informação, tornando-a mais preparada para o mercado de trabalho.
Este trabalho tem por objetivo geral analisar o processo de endomarketing na empresa Duarte & Baldin Ltda., e como objetivos específicos, analisar o processo de capacitação e