Mercado
PETRÓLEO E GÁS
Alan Tavares SANTOS
* RESUMO * MERCADO
Aracaju(SE) Setembro, 2011
MERCADO é quando existe de um lado um grupo que necessita de algo e tem interrese em adquirir tal produto e do outro lado um grupo que tem interesse em produzir tal produto e neste momento ambos os grupos entram em negociação, para que um grupo possa produzir e outro adquirir. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de mercado.
FATORES DETERMINANTES
Oferta e Demanda.
Oferta é um nome dado para indicar o que é disponibilizado ao mercado, independente da sua natureza, sendo utilizada para substituir a expressão "produto" ou "serviço". Como parâmetro para o estabelecimento dos preços dos produtos pelo mercado, a oferta possui um peso inversamente proporcional (quanto maior a oferta, menor o preço). Num sentido popular, oferta indica uma condição de venda especial (promoção de vendas) na qual o valor percebido pelo cliente é maximizado.
Demanda ou procura, é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo. A demanda pode ser interpretada como procura, mas nem sempre como consumo, uma vez que é possível demandar (desejar) e não consumir (adquirir) um bem ou serviço. A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada.
A quantidade demandada depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço: o seu preço, o