Maçonaria
COMPORTAMENTO E POSTURA MAÇÔNICOS
“Velar para que todos os IIr.’. se conservem nas CCol.’. com o devido respeito disciplina e ordem” (dever do 2º Diácono – Ritual)
a) COMPORTAMENTO ADEQUADO
O autor, dirigindo os trabalhos de sua Loja “Washington Pelucio, 326” GLESP (São Paulo) Quando iniciados trazemos em nosso âmago uma carga de valores agregados no decorrer de nossas vidas. Valores esses que nos fazem sempre referendar nossas atitudes para com o próximo em qualquer lugar, em qualquer situação, sobre as mais variadas circunstâncias. Estamos sempre coordenados em função de Leis e Conceitos estabelecidos pela sociedade no decorrer dos anos. Dentro da Ordem temos também nossos mandamentos, nossos códigos, nossos costumes, comportamentos, enfim a indicação do nosso norte. A ordem, o amor e o progresso são, ao mesmo tempo, a causa e o objetivo de nossas reuniões. Quando examinamos os conceitos de ordem, logo vislumbramos a necessidade da ritualística bem executada. Em especial em nossos trabalhos temos um ritual a ser seguido, nosso cerimonial deve seguir todos os cânones, meticulosamente, estabelecendo uma unidade de doutrina, a antítese seria a anarquia. Todo Irmão estará convencido de que haverá de ter um comportamento adequado em todo o momento e lugar, não só Maçônico, mas durante vinte e quatro horas de seu dia. Conceitos impessoais, deduções subjetivas, pensamentos menores e pré-conceitos sem fundamentação são razões mais que suficientes para demonstrar o quão vazio será o relacionamento deste Ir.’. para com
seus pares. “Se tiverdes acesso a tão alta condição, não esqueçais que existiram outros antes de ti, e que se pensares ver os outros menores estará demonstrando como queres ser tratado”. Ao fazermos o Sinal de Ordem, bem como a Saudação Ritualística, devemos estar perfeitamente eretos, altivos formando um Esquadro com os PP.’. quando executarmos o sinal de ordem que por si só representa um ângulo reto.