Mercado
O Consumidor Brasileiro
Como entender melhor o seu consumidor e criar as melhores estratégias
Esse documento inclui a introdução e o índice do seguintes relatórios:
Supermercados e Hipermercados - O que está motivando o varejo alimentar a voltar suas atenções para as classes mais baixas e quais são os fatores-chaves para capturar a base da pirâmide?
Hábitos de consumo - Quem são os principais caçadores de pechinchas no
Brasil? E que tipo de promoção combina mais com cada tipo de consumidor?
Marketing para a classe média - O que os consumidores dos grupos socioeconômicos C quer comprar a curto e a longo prazo?
© Mintel Group Ltd.
1
O Consumidor Brasileiro
Supermercados e Hipermercados
Introdução
“O varejo alimentar é um dos setores que mais tem se beneficiado das mudanças nos padrões sociais e econômicos da população brasileira.
Na última década, a renda dos brasileiros não só aumentou, como também foi mais bem distribuída. Aliado a isso, o crédito foi gradualmente ampliado e o desemprego atingiu seu patamar mínimo recorde em 2012, o que fez com que o consumo das famílias crescesse a taxas superiores à do PIB, levando consigo o varejo alimentar.
Em meio a este boom de crescimento, novas necessidades emergem e o varejo alimentar começa a adaptar seus formatos para atender aos novos padrões de consumo do brasileiro emergente. Enquanto novos formatos surgem e outros se fortalecem, alguns passam por uma crise de identidade e precisam de um reposicionamento para se manterem atrativos.
Além disso, o consumidor vai ficando cada vez mais exigente e se torna necessária uma especialização cada vez maior do varejo brasileiro para atender nichos e necessidades específicas de grupos de consumidores que oferecem grande potencial de negócio, como os idosos e a baixa renda
Somado a todo este contexto, ainda há a complexidade advinda da grande territorialidade do Brasil e da sua rica diversidade cultural, as