Mercado
1 OBJETIVO
O objetivo do presente trabalho é realizar uma análise detalhada da fatura de energia elétrica de uma unidade consumidora do ramo industrial Logístico (movimentação de conteiners), pertencente ao Grupo “A”, conforme visualizado na figura 1. Serão analisados segmentos como: modalidade tarifária, contrato de demanda, consumo de energia nos horários de ponta e fora de ponta, consumo reativo e alternativas para redução no consumo de energia. A razão social da unidade consumidora analisada não será divulgado, preservando assim, a ética e possíveis eventualidades desconfortáveis.
Figura 1 – Fatura de energia elétrica do consumidor selecionado
2 CARACTERÍSTICAS DA UNIDADE CONSUMIDORA
Grupo A
Grupamento composto de unidades consumidoras com fornecimento em tensão igual ou superior 2,3 kV, ou, ainda, atendidas em tensão inferior a 2,3 kV a partir de sistema subterrâneo de distribuição e optantes pelo enquadramento neste Grupo, caracterizado pela estruturação tarifária binômia, e subdividido nos seguintes subgrupos (conforme resolução normativa ANEEL 414/2010):
a) Subgrupo A1- tensão de fornecimento igual ou superior a 230 kV;
b) Subgrupo A2 - tensão de fornecimento de 88 kV a 138 kV;
c) Subgrupo A3 - tensão de fornecimento de 69 kV;
d) Subgrupo A3a - tensão de fornecimento de 30 kV a 44 kV;
e) Subgrupo A4 - tensão de fornecimento de 2,3 kV a 25 kV;
f) Subgrupo AS - tensão de fornecimento inferior a 2,3 kV atendidas a partir de sistema subterrâneo de distribuição e enquadradas neste Grupo em caráter opcional.
Subgrupo: A4
No grupo A, a predominância é de indústrias e estabelecimentos comerciais de médio e grande porte, geralmente no subgrupo A4. Que é onde nosso cliente está enquadrado.
Modalidade tarifária horo-sazonal: estrutura caracterizada pela aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia