mercado
Atualmente, as organizações encontram-se inseridas em um cenário de constante procura pela competitividade, conseqüência do processo de globalização de mercados. Assim, as empresas tendem a buscar melhores condições para uma inserção estável e permanente no mercado, se é que isso é possível no atual contexto mundial.
A administração de estoques intermediários é uma função de importância estratégica para o sucesso financeiro de um negócio. Tem influência decisiva em dois processos de negócios importantes: planejamento da produção e o controle de fluxo de materiais.
ESTOQUE
É a parte da logística responsável pela guarda de produtos e uma das atividades da armazenagem. Geralmente este termo é utilizado para produtos já acabados. Pode ter uma variação de tipo de local físico, conforme característica e necessidade do produto, como por exemplo, local coberto, local descoberto, local com temperatura controlada, etc. Pode ter variação de tipo de estocagem, conforme característica e necessidade do produto, como por exemplo, prateleira, gaveta, baia, etc. Mas hoje se entende que definitivamente, uma das mais importantes funções da administração de materiais está relacionada com o controle de níveis de estoque. Portanto, hoje é de suma importância, visto que, afeta de maneira bem definida o resultado da empresa.
Os produtos que compõe o estoque são: matéria-prima, materiais auxiliares, materiais de manutenção, material de escritório, material em peças e produtos acabados. Deste modo, devemos estipular quais são os níveis para cada item que poderemos manter economicamente.
A função principal é maximizar o uso do recurso na área de logística da empresa e com grande efeito dentro dos estoques. Assim, manter níveis de estoques mínimos é de suma importância, pois estoque é dinheiro parado. Por outro lado, devemos manter um nível capaz de suprir a demanda interna, e garantir que o abastecimento dos fornecedores ou o próprio prazo de entrega não pare o processo