Mercado Toyota vs. GM
Bauru, 03 de Junho de 2011.
Interpretação do Texto proposto
Revista época 05/06/2009
O texto em questão faz uma analise sobre a briga de mercado envolvendo o que atualmente são as duas maiores montadoras de automóveis do mundo, a poderosa Americana GM e a gigante Japonesa Toyota.
Ao analisarmos os dados fornecidos pelo texto, podemos observar toda a trajetória das duas montadoras, e vemos como a Toyota cresce exponencialmente sobre a GM, tanto em veículos vendidos, quanto em produção, principalmente nos Estados Unidos, que nada mais é do que o maior mercado global.
Todo esse crescimento da Toyota deve-se a forma com que construiu uma reputação solida com base em qualidade, tecnologia de ultima geração e veículos econômicos, além de sua imagem de montadora mais ecológica do mundo e alto investimento em “tecnologia verde”.
Ao estudarmos o texto, podemos ter a visão de que da forma com que essa gigante japonesa vem se desenvolvendo, dificilmente deixará escapar o posto de líder de mercado, principalmente devido a sua maior preocupação no momento de projetar seus produtos, a qualidade.
Análise e Atualização de dados
A Toyota é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, presente em mais de 160 países, e com metas arrojadas de aumentar sua participação de mercado. Líder incontestável do mercado japonês e asiático, a Toyota é o maior vendedor de veículos não-americanos nos EUA e a marca japonesa líder na Europa.
Em 2007, a Toyota desbancou a General Motors (GM) e se tornou a maior fabricante de veículos do mundo, vendendo 2,348 milhões de veículos contra os 2,335 milhões da concorrente americana. A Toyota também passou a GM em produção. No mesmo período, a japonesa fabricou 2,367 milhões de unidades – 32 mil a mais que a GM.
Nos dias de hoje, tal cenário começa a mudar novamente, no mês de janeiro de 2011, o posto de montadora líder de vendas de