Mercado hoteleiro - perspectivas na cidade de santos
1. Principais forças macroambientais que afetam o setor e suas perspectivas
1.1 Político-Legal O governo federal lançou um pacote de benefícios para incentivar o setor hoteleiro e influenciar na taxa de ocupação e alavancar a diária média. O Plano Maior Brasil inclui a ampliação do prazo de depreciação dos bens e a isenção tributária para a importação de equipamentos sem similar. O programa visa à redução dos encargos na folha como incentivo ao investimento no serviço prestado. Essa redução será repassa ao consumidor, que terá tarifas mais atrativas e consequentemente, aumentará a taxa de ocupação dos hotéis da região. O Ministério do Turismo definiu uma nova classificação dos Meios de Hospedagem, a fim de se igualar à hotelaria de países ícones do turismo mundial. A classificação avalia diversos critérios para que a nomenclatura (estrelas) possa ser adotada pelo estabelecimento. Desta forma, os consumidores terão maiores informações e conhecimento dos critérios e serviços que poderá encontrar, de acordo com a categoria.
1. Sociocultural O Sinthoress (Sindicato dos Trabalhadores em Comércio Hoteleiro e Similares), sindicato da categoria, para alavancar a capacitação da mão de obra da região oferece cursos de inglês e espanhol. Outro incentivo do governo é o Bem Receber. Um programa desenvolvido visando a Copa do Mundo de 2014. Alguns hotéis da região já foram aprovados e estão em parceria com a Match, agência oficial da Fifa. Esse programa, além de cursos de línguas, oferece em áreas específicas para que todos estejam preparados para o evento. Por estar próximo da capital do estado, a Baixada Santista servirá como cidade sede e terá grande procura dos próprios turistas, uma vez que a hotelaria de São Paulo (capital) não consegue mais suprir a demanda.
1.3 Natural As condições climáticas influenciam na taxa de ocupação dos hotéis, que podem sofrer quedas com a mudança do tempo. Como alternativa, os