Mercado Financeiro
O Sistema Financeiro é constituído por um conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilitam a transferência de recursos dos ofertadores últimos para os tomadores últimos e criam condições para que os títulos tenham liquidez no mercado.
Os tomadores últimos de recursos são aqueles que se encontram em posição de déficit financeiro, isto é, aqueles que pretendem gastar mais do que sua renda. Eles precisam do complemento de poupanças de outros para realizar seus planos, dispondo-se a pagar pelo capital que conseguirem.
Os ofertadores últimos de recursos são aqueles que se encontram em posição de superávit financeiro, isto é, aqueles que pretendem gastar menos do que sua renda.
O sistema financeiro, através de suas instituições, tem como função captar recursos financeiros, distribuir e circular valores e títulos mobiliários e regular esse processo.
Instituições do Subsistema Operativo As instituições que compõem o subsistema operativo são os bancos múltiplos, comerciais, de investimento e desenvolvimento, caixas econômicas, financeiras, sociedade de crédito imobiliário, bolsas de valores, corretoras, distribuidoras, agentes autônomos de investimento, seguradoras, leasing, factoring e consórcios. Bancos Múltiplos São os bancos que podem operar simultaneamente, com autorização do Banco Central, carteiras de banco comercial, de investimento, de crédito imobiliário, de crédito, financiamento e investimento, de arrendamento mercantil (leasing) e de desenvolvimento, constituindo-se em uma só Instituição Financeira de Carteiras Múltiplas.
Os bancos múltiplos de grande porte apresentam, normalmente, um leque bem diversificado de carteiras. Bancos Comerciais São classificados como instituições monetárias por terem o poder de criação de moeda escritural. São instituições que recebem depósitos à vista em contas de movimento e efetuam empréstimos a curto prazo.