Mercado Financeiro
COMO INVESTIR NO
MERCADO A TERMO
?
O que éoperaçÃo A TERMO uma É a compra ou a venda, em mercado, de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado, a contar da data de sua realização em pregão, resultando em um contrato entre as partes.
O Mercado a Termo da BOVESPA
A Negociação no Termo BOVESPA
O prazo do contrato é preestabelecido.
Os prazos permitidos para negociação a termo são de no mínimo 16 dias e no máximo 999 dias corridos. Título-objeto é a ação negociada a termo. Todas as ações negociáveis na BOVESPA podem ser objeto de um contrato a termo.
A realização de um negócio a termo é semelhante à de um negócio a vista, necessitando da intermediação de uma
Sociedade Corretora, que executará a operação, em pregão, por um de seus representantes. É possível o acompanhamento das operações do mercado a termo, durante todo o pregão, pela rede de terminais da BOVESPA.
Pouco tempo depois do encerramento das negociações, todas as informações importantes sobre os negócios a termo também poderão ser encontradas nas páginas do BDI, as quais são reproduzidas nos principais jornais diários e no site da
BOVESPA (www.bovespa.com.br).
Os Preços no Mercado a Termo
O preço a termo de uma ação resulta da adição, ao valor cotado no mercado a vista, de uma parcela correspondente aos juros, que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato.
Bolsa de Valores de São Paulo
Mercados
Como Investir no Mercado a Termo
3
Garantias
Toda transação a termo requer um depósito de garantia na Companhia
Brasileira de Liquidação e Custódia CBLC, que é a empresa responsável pela liquidação e controle de risco de todas as operações realizadas na BOVESPA. O
Agente de Compensação e a Corretora, responsáveis pela operação a termo, poderão solicitar de seus clientes o depósito de garantias adicionais àquelas exigidas pela CBLC.
Essas garantias são