Mercado financeiro x sustentabilidade
RESUMO
Este artigo tem como objetivo o estudo sobre o mercado financeiro relacionado ao tema sustentabilidade, de forma a analisar e obter resultados referentes ao mercado acionário, direcionado ao retorno e ao risco de uma carteira de investimentos, formada por ações de companhias que praticam à sustentabilidade, com empresas que não praticam a sustentabilidade, sendo todas do mesmo setor. Buscando assim resultados que mostram se há diferenças entre ambas em relação à rentabilidade da carteira dessas ações.
O resultado será buscado através das variáveis ISE da BM&FBOVESPA; Receita Operacional; Receita de Intermediação Financeira e a Teoria de Markowitz. A pesquisa empírica será dividida em coleta de dados e análise dos resultados, as empresas usadas na pesquisa estão listadas no ISE 2012. Com o auxilio de planilhas, cálculos e gráficos foi possível chegar a um resultado final para a pesquisa, onde se conclui que a resposta para a pesquisa tende para o não, demonstrando que o mercado acionário não difere ações de empresas consideradas sustentáveis.
INTRODUÇÃO
A sustentabilidade do negócio é um tema frequentemente vinculado ao próprio desenvolvimento sustentável que se baseia sobre três pilares conhecidos como triple bottom line: desempenho econômico/ financeiro, social e ambiental. Este conceito de sustentabilidade foi definido em 1987, com base no relatório emitido pela Comissão Bruntland: “é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”.
De maneira geral é fato saber que o principal responsável pelo bem estar social é o Estado (Primeiro Setor) eleito pelo povo. No entanto, é notória a iniciativa das empresas (Segundo Setor) sobre essa questão de desenvolver a sustentabilidade, investindo na manutenção de atividades a fim de integrar o desempenho econômico, ecológico e social, beneficiando não apenas