Estamparia
Roberta Rapelli
Tatiana Matheucci
Tipos de Estamparia
UNISAL
Americana
2008
Déborah Diniz
Roberta Rapelli
Tatiana Matheucci
Tipos de Estamparia
Trabalho de aproveitamento realizado para a disciplina de Laboratório de Informática do Curso de Moda do Centro Universitário Salesiano, sob a orientação da Profa Dra Elisangela.
UNISAL
Americana
2008
Definição de Estamparia
A estamparia têxtil é um dos métodos mais importantes e versátil para a introdução de cor e desenhos nos substratos têxteis.
A estamparia tem como objetivo conferir ao substrato têxtil um “tingimento” localizado a uma ou várias cores.
Enquanto que por tingimento se obtêm em princípio uma coloração uniforme do material têxtil, por estampagem obtêm-se diretamente desenhos, a uma ou varias cores sobre o material têxtil.
Embora a estamparia seja por vezes considerada como um caso particular do tingimento, na óptica dum "tingimento local", preferimos encará-la como uma operação totalmente distinta, pois as técnicas usadas têm poucas semelhanças.
Estampar é uma das mais exigentes técnicas têxteis, e também a que mais se aproxima da arte. A obtenção de desenhos coloridos nos tecidos data já de antes de Cristo. Heródoto, historiador grego, dizia que "eram apanhadas umas folhas de arvores que eram esmagadas e mexidas na água, dando uma tinta que servia para pintar as roupas com figuras".
Por outro lado, na Índia e outros países orientais era utilizada a técnica do batique (reserva mecânica à base de cera de abelha). A estamparia começou a ter grande incremento na Europa no século XVIII. Os nomes de Von Schule, Oberkampf, Koechlin, entre outros, ficaram na história pelo seu contributo à industrialização da estamparia. Era então utilizada a técnica de