Mercado Financeiro e de Capitais - SELIC
Mercado Financeiro e de Capitais
Taxa Selic
Taxa Selic
Conceito
Define-se Taxa Selic como a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais. Para fins de cálculo da taxa, são considerados os financiamentos diários relativos às operações registradas e liquidadas no próprio Selic e em sistemas operados por câmaras ou prestadores de serviços de compensação e de liquidação
(art. 1° da Circular n° 2.900, de 24 de junho de 1999, com a alteração introduzida pelo art. 1° da Circular n° 3.119, de 18 de abril de 2002).
O que é a taxa Selic?
A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é a taxa de juros para empréstimos entre bancos que duram apenas um dia (operações chamadas de “overnight”) e que têm como garantia títulos públicos. De maneira mais simples, é a taxa básica de juros da economia brasileira, definida pelo governo.
Para que ela serve?
Na teoria, a Selic é a taxa que serve de base para que outros bancos – públicos e privados – calculem seus juros. Portanto, quando o governo baixa a Selic, em tese, as taxas praticadas pelos bancos e outras instituições financeiras também devem cair. Portanto, se o governo quer estimular a oferta de empréstimos a taxas mais baixas e assim incentivar o consumo e movimentar a economia, ele reduz a
Selic. Se a economia está aquecida e a inflação começa a subir demais, ele aumenta a Selic – os empréstimos voltam a ficar mais caros e as pessoas consomem menos, freando o aumento dos preços.
Quando ela muda?
O valor real da Selic varia todos os dias, mas, na média, ele fica próximo à meta definida pelo governo em reuniões que acontecem a cada 45 dias, em Brasília.
Quem define o valor?
É o Comitê de Política Monetária (Copom), um órgão composto pelos oito membros da Diretoria Colegiada do Banco Central e liderado pelo presidente da autoridade monetária – atualmente, Alexandre Tombini.
Quando ela