Mercado Financeiro Brasileiro
Resumo
O objetivo deste artigo é compreender através de citações a função do mercado financeiro de seu país. Na introdução serão destacados algumas definições e seus segmentos de Mercado Financeiro para que haja uma compreensão apropriada. Depois apresentaremos melhor esses segmentos, as delimitações de cada área e a distinguir as instituições financeiras que atuam nos segmentos.
Introdução
Mercado financeiro entende-se por convenção de compra e venda, ou seja, é uma economia que depende da interação entre o comprador e o vendedor em condições satisfatórias para negociar nos 04 segmentos de mercado: monetários, capitais, câmbio e de crédito.
Composto por esses segmentos específicos e instituições especializadas, o mercado financeiro aproxima poupadores e investidores e torna viável a realização do interesse das partes envolvidas. Esses segmentos específicos ou títulos de dívidas e de propriedades são criados para atender os interesses dos agentes econômicos envolvidos. Conforme a lei da reforma bancária, “Consideram-se instituições financeiras, para os efeitos da legislação em vigor, as pessoas jurídicas públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros.” (Lei nº 4.595/64, Art. 17).
Então, em suma seria: “No mercado financeiro, são efetuadas transações com títulos de prazos médio, longo e indeterminado, geralmente dirigidas ao financiamento dos capitais de giro e fixo.” ADVFN Brasil.
O MERCADO FINANCEIRO E SUA SEGMENTAÇÃO
O termo mercado é empregado na designação destes segmentos, que resulta na forma de intermediação financeira. Os intermediários financeiros estão entre os tomadores de recursos, pessoas que exercem a procura de ativos financeiros e os poupadores, que detêm esses recursos excedentes e exercem a oferta