Mercado de trabalho
R.A: 10186026
MOREIRA, Adriana
O segredo não é mais a alma do negocio
Comunicação empresarial e as novas tecnologias da informação.
Universidade Católica de Pernambuco
Neste texto, a autora apresenta as mudanças que ocorre com a comunidade, mencionando que em tempos passados não existia a preocupação de adquirir e expor informação ao publico, como exemplo os empresários William Vanderbilt e Phineas Barnum, estes que não davam a mínima ao publico, e tinham apenas interesses financeiros, segundo suas declarações a mídia.
A autora mostra que nos tempos atuais, em meio de públicos mais exigentes, globalização, preocupação com o meio-ambiente entre outros fatores, forçam as empresas a investirem mais em comunicação, sendo esta considerada a maneira de conquistar melhores soluções a complexos problemas. A comunicação empresarial deve constituir-se de forma estratégica, contendo valores e facilitando, por meio da comunicação, os processos interativos e a mediação da organização com os seus públicos interno e externo, a opinião pública e a sociedade em geral.
Segundo dados acadêmicos, no Brasil existiam grandes dificuldades de implantação da política de comunicação dentro das empresas, demonstrando assim que a comunicação empresarial americana é superior, tal escassez é atribuída devido aos períodos de ditadura e mercado fechado por quês o país passou nas décadas de 60 e 70. O mesmo não acontecendo com os países de “primeiro mundo”, pois já há tempos a comunicação era usada pelas empresas da vanguarda como instrumento estratégico para, como já escrito a parágrafos acima, atingir resultados eficazes.
Existem muitas comparações onde mostra pontos comuns entre vários autores, onde dizem que a comunicação empresarial é um conjunto das praticas da construção da imagem de uma empresa frente ao seu publico interno e externo, mas atualmente essa preocupação foi atualizada, dando surgimento assim a técnicas especificas para cada