Mercado de opções
São Paulo 2012
Sumário
1. Definição de mercado de opções 3
2. Definição de uma Opção 3
3.Tipos de Opções 4
4.Regras de Expiração 5
4.1 Prazo de Expiração das Opções 5
4.2 Identificando Códigos de Negociação de Opções 5
5. Referências 7
1.
Definição de mercado de opções
Mercado de opções é o mercado em que são negociados direitos de compra e venda de um lote de ações, com preços e prazos de exercício predeterminados. Esse mercado foi criado com o objetivo básico de oferecer um mecanismo de proteção ao mercado de ações contra possíveis perdas. Uma vez que os preços e retornos dos instrumentos financeiros estão sujeitos a flutuações imprevisíveis, as opções podem ser usadas para adaptar o risco às expectativas e metas do investidor.
Os participantes do mercado que usam opções para limitar os riscos de oscilação de preços (as chamadas operações de "hedge") são conhecidos como "hedgers". Entretanto, o mercado também precisa de participantes que estejam dispostos a assumir o risco: estes são chamados "especuladores". As opções concedem ao investidor o direito de compra (ou venda) de um determinado número de ações em uma data futura. Ao comprar uma opção, o investidor escolhe o prazo de exercício e o preço do ativo-objeto.
As opções permitem que o investidor "alavanque" sua posição, aumentando assim o retorno potencial sobre um investimento sem aumentar o montante do capital investido, pois o capital investido inicialmente para comprar uma opção é relativamente pequeno em comparação com o ganho. Apesar disso, quando dois investidores se comprometem em uma operação a ser realizada no futuro, os riscos são claros. Um dos investidores pode tentar cancelar a operação ou simplesmente pode não ser capaz de honrá-la financeiramente. Por esse motivo, todo capital aplicado em opções pode ser perdido, e o investidor (comprador) deve estar ciente desse risco. Por sua vez, o lançador de