mercado de opções
As operações no mercado de opções podem ser efetuadas por sociedade corretora somente se a mesma possuir uma autorização dada pela BOVESPA. A BOVESPA pode impor restrições ao mercado de opções sempre que for necessário, levando em consideração o interesse do mercado, a proteção do investidor, ou o objetivo de manter o mercado ordenado. Existem três tipos de opções, sendo elas:
Opção América: pode ser exercida em qualquer momento até a data de vencimento.
Opção Européia: só pode ser exercida na data de vencimento.
Opção Asiática: o valor o vencimento não depende do preço atual da ação, mas sim da média de seus preços no determinado período de tempo.
Os investidores em opções pagam à bolsa de valores uma taxa de registro de 0,2% sobre o valor da opção e corretagem para as sociedades corretoras que os representam, não podendo esquecer-se da tributação vigente. Dessa forma existem dois tipos de opções e direitos negociados, sendo eles:
De compra: o direito será de comprar (call options).
De venda: o direito será de vender (put options).
O vencimento das opções ocorre em data fixada em bolsa e as obrigações assumidas pelo investidor podem terminar de três maneiras:
Pelo exercício da opção do investidor.
Pelo seu vencimento, sem que tenha havido o exercício.
Por encerramento.
Um cliente no mercado de opções pode lançar e fechar posições; exercer, comprar e vender opções; e ainda fazer da forma Day Traide.
No mercado de opções, o nível de risco é alto, principalmente em posições descobertas. Planejar e administrar as aplicações são essenciais, se o investidor não dispuser de tempo, conhecimento e experiência. O mesmo não deve entrar no mercado, pois corre o risco de perder todo capital aplicado. Uma vez que o