Mercado de Cr dito
Sumário:
1. Oque é?
2. Como funciona?
3. Qual a sua importância?
4. Quais são as modalidades de crédito?
5. Quais são os riscos envolvidos?
6. Mercado de Crédito no Brasil.
7. Bibliografia
1. O que é?
O mercado de crédito é uma subdivisão do mercado financeiro. Consiste no processo de concessão e tomada de crédito para pagamento futuro. Esse mercado envolve duas partes, uma credora e outra devedora. As duas partes estabelecem um acordo contratual entre si, podendo ser formal ou informal.
O crédito está relacionado com a disponibilização de recursos de alguém objetivando o retorno deste por meio de parcelas, nas quais o total volte integralmente para o credor com as devidas correções monetárias.
2. Composição
O mercado de crédito é composto por instituições financeiras e não financeiras que oferecem serviços de intermediação de recursos de curto, médio e longo prazo. As instituições financeiras são consideradas agentes intermediadores de riqueza. O mercado de crédito é formado por bancos, cooperativas, associações e outras sociedades que façam parte do mercado financeiro. Quem também utiliza o crédito são as empresas para os seus clientes e pessoas físicas para seus parentes e amigos.
A forma mais usada para se conseguir crédito é através dos bancos. Os bancos pegam dinheiro emprestado daqueles que não vão usar durante um determinado período e empresta para aqueles cuja necessidade é maior no momento. O principal órgão controlador e normatizador deste mercado é o banco central do Brasil.
3. Qual a sua importância?
O mercado de crédito estimula o grau de consumo das pessoas e o nível de expansão da produção das empresas. Esse fato estimula o crescimento da economia que gera emprego e renda. O crédito facilita a aquisição de bens e serviços para satisfação das necessidades de seus usuários.
As empresas optam pelo mercado de crédito porque precisam desenvolver suas atividades com um nível limitado de recursos por causa das