Mercado de consumo
São aqueles em que as transações são feitas de bens e serviços que são adquiridos pelas unidades de consumo finais. Esses mercados podem ser divididos em três tipos principais:
1º- Comercialização dos produtos para consumo imediato
São aqueles em que a aquisição de produtos para compradores individuais ou familiares é feito muitas vezes, sendo geralmente consumido logo após a compra. É o caso de peixes, carnes, bebidas, etc.
2º-Mercados para bens de consumo duráveis
São aqueles em que os produtos adquiridos pelo indivíduo ou família compradores são usadas em diferentes períodos de tempo até que eles perdem sua utilidade ou tornar-se obsoleto, por exemplo, televisores, móveis, roupas, etc.
3º-Serviços mercados
Eles consistem em mercados em que o indivíduo ou a família compradores adquirem ativos intangíveis ou satisfação futuro, serviços de lavanderia, por exemplo, educação, saúde, etc.
Divisão do Mercado de Consumo
São divididos em industriais ou institucionais e seus compradores:
São aqueles em que as transações são feitas de bens e serviços utilizados na produção de diferentes produtos que são comercializados ou adquiridos mais tarde para um lucro através da revenda.
Em outras palavras, os mercados industriais são aqueles que compreendem os produtos e serviços que são comprados para servir os objectivos da organização. Considerando os objetivos gerais das organizações, existem três tipos de compradores:
-Os compradores industriais
Aqueles que compram bens e serviços para a produção de produtos intangíveis que são comercializados posteriormente. Exemplo: carro empresas, etc
-Compradores institucionais
Aqueles que compram bens e serviços para a obtenção de produtos geralmente intangíveis, a maioria dos quais não são comercializados. Este é o caso das universidades, as forças armadas, etc.
-Compradores intermediários industriais
Eles consistem de compradores de bens e serviços