Mercado de capitais
Disciplina: Mercados de Capitais I
Exercício do Capitulo 1
1 – Um fluxo circular de renda inicia-se com a participação de dois tipos de agentes: famílias e empresas que utilizam por determinado preço seus recursos. Cada agente em economia e também fornecedor de um certo bem e serviços e solicitante de outros. Em geral famílias pedem bens transformados em serviços r fornecem recursos.
3 – Uma mercadoria para assumir o papel de moeda deve possuir as seguintes características: indestrutibilidade, inalterabilidade, homogeneidade, divisibilidade, facilidade de manuseio.
Indestrutibilidade – A moeda deve ser durável.
Inalterabilidade – Não deve permitir falsificação.
Homogeneidade –duas moedas distintas devem passar valores idênticos.
Divisibilidade – Deve possuir múltiplos e submúltiplos.
Facilidade de manuseio – utilização e transporte da moeda não deve apresentar dificuldades.
5 – A tendência é que a moeda se torne um produto virtual e eletrônico substituindo a atual moeda física.
11- Existem 3 motivos que fazem os agentes a utilizar moedas:
Realização de transição: os agentes necessitam manter saldos de caixa e depósitos bancários a vista para atenderas demandas cotidianas de transações não prevista.
Liquidez: durante seu deslocamento para a concretização de transações, várias pessoas necessitam levar, moeda para fazer frente aos gastos inesperados que as impendem de realizar seus objetivos.
Especulação: uma das características da moeda é ser reserva de valor, consequentemente ela pode ser utilizada para acumulação e especulação diante da ameaça de elevação da taxa de juros ou outros fatores que geram insegurança na economia.
12 – Porque sua função econômica é de reduzir o risco mediante a diversificação. Adequação às necessidades de emprestadores e tomadores. Gestão no mecanismo de pagamento.
13 – Superação do escambo, existência da moeda, excedente financeiro, bases institucionais para o funcionamento do mercado de intermediação financeira, existência de