Mercado de Capitais
Mercado Financeiro e de Capitais
Ementa
Mercado financeiro e de crédito; Sistema Financeiro Nacional; Sistema Financeiro Internacional; Mercado de Capitais. Governança Corporativa; Registro Contábil.
Objetivo:
Proporcionar conhecimentos básicos, teóricos e práticos sobre a importância do segmento da Economia formado pelas instituições financeiras e mercado de capitais e seus relacionamentos com a contabilidade.
Conteúdo programático:
I. Mercados Financeiros e de Capitais
1. Mercado financeiro e o processo de poupança – investimento
Agentes econômicos
São indivíduos, empresas ou governos, que sob a ótica dos Mercados Financeiros podem ser classificados de acordo com seus volumes relativos de renda e consumo:
Agentes superavitários Apresentam renda maior que o consumo.
Agentes nulos Apresentam renda igual ao consumo.
Agentes deficitários Apresentam renda menor que o consumo.
Mercados financeiros
São caracterizados pela transferência de recursos entre agentes superavitários, que possuem recursos em excesso e pelos quais gostariam de receber alguma remuneração, e agentes deficitários, que demandam recursos, aceitando pagar por isso.
Os Mercados financeiros são capazes de efetuar diferentes transformações, como ativos fixos em ativos líquidos. Eles podem ser classificados de acordo com:
As atividades desempenhadas
O prazo
A natureza de operação
Das magnitudes de capital
Do risco envolvido
A exemplo de:
Mercado de capitais
Cambio
Crédito
Em sua grande maioria, as pessoas associam o verbo poupar às atividades de economizar, guardar dinheiro, mas no economês corresponde a aplicar dinheiro em uma atividade lucrativa: compra de imóvel, caderneta de poupança, ações, empréstimo a juros etc.
Poupar e Investir
Poupar parcela da renda que não é consumida, separar parte da receita de qualquer atividade remunerada com o objetivo de investir em algo que