mercado de capitais
Para os investidores que compram ações dessas empresas, também é importante pois eles são os agentes superavitários do mercado, pessoas que além de financiar a expansão e desenvolvimento das empresas, desenvolvem a sua própria consciência econômica e também a de pessoas que os cercam e ainda não tem esse tipo de consciência.
AUTOR: ALEXANDRE CLAUS
Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.
Os principais títulos representam o capital social das empresas, tangibilizado em suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas, no mercado, representado por debêntures que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais. Esta constituição permite a circulação de capital e custeia o desenvolvimento econômico.
FONTE: WIKKIPEDIA
O mercado de capitais é uma peça importante para a consolidação do desenvolvimento econômico brasileiro recente. Por ele transitam inúmeras atividades capazes de fomentar uma estratégia bem-sucedida de crescimento da economia, diminuição da desigualdade de renda e construção de bem-estar social. Tradicionalmente, contudo, esse mercado no Brasil tem se pautado pela necessidade de financiamento da dívida pública. Embora disponha de ampla infraestrutura e capacidade de sofisticadas operações financeiras, demonstra timidez no financiamento do setor privado e pouca afeição às operações de longo prazo.
AUTORES: Edmar Lisboa Bacha e Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho
O mercado de capitais é um sistema de