Mercado de Capitais
MERCADO DE CAPITAIS
Professor: DENYSON NUNES DA SILVA
Turma: 22 ADM-N
1
O MERCADO DE CAPITAIS
INTRODUÇÃO
O mercado de capitais é um sistema criado para facilitar a capitalização das empresas, contribuindo para a geração de riqueza a sociedade.
Compreende tanto o mercado de bolsa, organizado por uma ou mais instituições e regulamentado por organismos governamentais (no Brasil, a CVM) quanto o mercado de balcão. Este último é denominado mercado de balcão organizado, quando existe fiscalização governamental. E não-organizado nos demais casos.
No mercado de capitais são negociadas ações e outros títulos de dívida de emissão das empresas, tais como: debêntures (simples e conversíveis em ações), commercial papers e bônus de subscrição e certificados de depósito de ações, entre outros. Estes instrumentos são denominados de valores mobiliários. Por esta razão pode considerar-se a expressão “mercado de valores mobiliários” como sinônimo de mercado de capitais.
Investidores de diversos portes e com propósitos diferentes participam deste mercado, tornando possível o funcionamento de um importante e alternativo mecanismo de financiamento das empresas: a abertura de seu capital mediante a emissão e venda de ações ao público.
As bolsas de valores criam, organizam e regulam mercados onde as ações emitidas podem ser negociadas com confiabilidade e transparência.
2
MERCADO À VISTA
TÍTULOS DE RENDA FIXA
Tanto os títulos do Governo, como os Títulos Privados, são títulos de Renda
Fixa. Os ativos de renda fixa envolvem uma programação determinada de pagamentos. Por isso, nesses ativos os investidores conhecem antecipadamente os fluxos monetários que vão receber.
Em sua maioria, esses títulos representam promessas de pagamentos futuros de valores específicos em data estipuladas. Geralmente, isso acontece mediante pagamentos integrais ou avista em datas específicas. Quando algum pagamento não se realiza, o titulo é