Mercado de capitais e educação financeira
Na atual conjuntura em que vivemos de consumismo constante, é de extrema importância a educação financeira desde a tenra idade, com intuito de erradicar a ignorância econômica da adolescência, período este de gastos vultosos, descontrolados sem consciência do ato ou fato.
No nosso cenário econômico, hoje o mercado financeiro é economicamente mais expressivo do que um elemento de intermediação entre depósitos e investimentos. Passou a exercer papel importante na determinação dos níveis de crescimento de um país, das empresas e mesmo na composição do patrimônio de cada cidadão.
Antes a vida financeira do cidadão era construída pela renda obtida no trabalho e aposentaria garantida pelo governo. Atualmente somos levados a nos tornar empreendedores da nossa trajetória patrimonial, gerando nossos recursos em busca de independência econômica que nos guarde de crises do mercado de trabalho e das inconstâncias dos sistemas publico e privados de previdência, e assim é preciso arriscar.
Estrutura de Mercado de Capitais no Brasil
CMN
É o órgão de deliberativo máximo do Sistema Financeiro Nacional. O CMN não desempenha função executiva, apenas tem funções normativas. Atualmente, o CMN é composto por três membros:
- Ministro da Fazenda (Presidente);
- Ministro do Planejamento Orçamento e Gestão; e
- Presidente do Banco Central.
Os bancos representam a base do sistema monetário brasileiro. Eles estão sob a supervisão, regulamentação e fiscalização do BANCEN e são classificados de acordo com a atividade que exercem: bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, bancos de investimento, bancos múltiplos e caixas econômicas.
- Cooperativas de Crédito
- Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento Financeiras
- Companhias Hipotecárias
- Sociedades de Crédito Imobiliário
- Associações de Poupança e Empréstimo
Finanças empresariais
Governança Corporativa
Governança corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis,