Artigo científico - serra leoa
MARTINS, Dayane Tavares
RESUMO
O presente artigo expõe o conflito civil que houve em Serra Leoa visando esclarecer as falhas do Estado que levaram à guerra. Incluem – se os mais diversos incidentes que unidos acabaram resultando na eclosão do conflito, pretende – se que com a análise de cada um se possa entender e evitar futuras falhas semelhantes dentro de um Estado. Também podendo de forma não tão profunda, levar a compreender conflitos não-internacionais da atualidade. Apresentando também as atitudes tomadas pela justiça internacional anos após a guerra e expondo as sentenças determinadas aos criminosos. Juntamente com as terríveis marcas que a guerra deixou na população, no Estado e na economia de Serra Leoa.
PALAVRAS-CHAVE: Serra Leoa; Conflito; RUF; Diamantes.
1. INTRODUÇÃO
Em 1991 a crescente instabilidade no governo de Serra Leoa, a deterioração do estado e diversos outros fatores foram determinantes para o estabelecimento da guerra civil no país. Trata-se de um conflito sangrento que se estendeu por longos 10 anos deixando cicatrizes em toda população e um olhar pávido ao resto do mundo.
A guerra inspirou a autobiografia de Ishmael Beah, publicada em 2007 no livro Muito longe de casa: memórias de um menino – soldado, demonstrando sob o olhar de um dos sobreviventes o horror vivido. Outro roteiro acerca desse tema foi a produção cinematográfica de Diamante de Sangue dirigida por Edward Zwick, onde conta a história fictícia de personagens vivendo no caos das entranhas da guerra civil e o contrabando de diamantes que alimentou o combate.
O conflito interno de Serra Leoa é um objeto a ser analisado, as razões, ainda não tão difusas, para ter acontecido um crime bárbaro de guerra que feriu o direito humano, em pleno final do século XX adentrando uma nova era e passando por uma transição de cunho imprescindível que foi a globalização.
Destaca-se ainda que a ONU interviu de