Mercado De Capitais Colaborativa
O Mercado Financeiro engloba o mercado monetário e o de capitais, cuja função é o de propiciar o fluxo de recursos entre poupadores e investidores.
Fazem parte do mercado monetário, de uma forma geral, todas as instituições financeiras públicas ou privadas que negociam títulos e valores de curto ou curtíssimo prazo: Bancos comerciais, Bancos Múltiplos, Bancos de Investimentos, etc .
Já o mercado de Capitais (portanto, parte integrante do Mercado Financeiro) movimenta recursos financeiros de longo prazo. Neste mercado encontram-se toda a rede de bolsas de valores, bancos e companhias de investimento e de seguro; operam com compra e venda de papéis (ações e títulos de dívida em geral). Por ter a função de canalizar as poupanças da sociedade para atividades econômicas como comércio e indústria, a fraqueza deste mercado dificulta esta canalização e, portanto, o desenvolvimento da economia como um todo.
Quando bem desenvolvido, este mercado serve como um termômetro da economia, refletindo o real desempenho da mesma.
A Estrutura do Mercado Financeiro no Brasil
Mercado monetário
O mercado monetário é onde se concentram as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto prazo. Ele visa garantir a liquidez da economia. O Banco Central do Brasil atua neste mercado praticando a chamada Política