Mensalão
Deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) o primeiro a usar o tema mensalão. Os envolvidos eram acusados de crimes como: corrupção ativa, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas e peculato, destacando-se os políticos José Dirceu (Ex.-Ministro da casa civil), Delúbio Soares (Ex.-Tesoreiro do PT), José Genoíno (Ex.-Presidente do PT).
O dia 2 de agosto de 2012 foi uma data importante no cenário político judiciário brasileiro, pois iniciou o julgamento dos 38 réus envolvidos no mensalão. É considerado o julgamento mais importante do STF.
Ao voltarmos a contextos bíblicos podemos citar Judas no ato de corrupção, em: (João 12:4-6) “Então, um dos seus discípulos, Judas o Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse: Por que não se vende este unguento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.”
Na obra de Maquiavel: O Príncipe ele cita que: “Quem é a causa do poderio de alguém arruinasse, por que esse poder resulta ou da astúcia ou da força e ambas são suspeitas para aquele que se tornou poderoso.
A decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal de mandar prender no dia da proclamação da República expõe claro açodamento e ilegalidade Em novembro, logo após a “espetacularização midiática” da prisão dos réus da Ação Penal 470, o chamado mensalão, advogados, juristas, partidos e entidades lançaram manifesto de