Mensalão: cherio de pizza?

336 palavras 2 páginas
Considerado o maior escândalo da história política brasileira, o mensalão chocou a população por ser uma sofisticada organização criminosa que tinha por objetivo a compra de votos entre os congressistas. Ocorrida no primeiro mandato do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o mensalão traz a tona uma velha e conhecida ação que marca o cenário político brasileiro: a corrupção.

Após sete anos de tramitação, em agosto de 2012 o Superior Tribunal Federal (STF) iniciou a seção de julgamento do caso mensalão. Pelas inúmeras ocorrências de denúncias de corrupção (fraudes, falcatruas e desvios do dinheiro público) e pelo histórico de impunidade entre os corruptos, a sociedade está desacreditada quanto à condenação dos réus.

O caso do então senador Demóstenes Torres, exemplifica o sentimento de indignação da sociedade, que, mesmo comprovado seu envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, cassado e expulso do partido, assume a procuradoria do estado de Goiás para receber o incrível salário de R$ 24 mil. Como alguém de histórico corrupto poderá promover denúncias nas mais variadas áreas?

Contudo, os membros da corte, em especial o Ministro-Relator do processo Joaquim Barbosa, percebendo o sentimento da população, dão sinais de que a impunidade não ocorrerá nesse julgamento. Ainda em tramitação, os ministros acabaram com a farsa e afirmaram veemente a existência do mensalão, votando ainda, pela condenação de vários integrantes do esquema, como os poderosos Dirceu, Genoino e Delúbio.

A sociedade passou do tempo de esperar e agora, exige a apuração com transparência e a condenação dos responsáveis por atos ilegais de corrupção. Não se pode negar o fato de que toda sujeira no Planalto esteja sendo exposta pelos meios de comunicação. Cabe agora que a justiça seja realmente feita, a fim de se estabelecer a verdadeira ordem e o progresso.

Relacionados