mensalao
Mensalão 'sai da minha vida', afirma Barbosa após anunciar saída do STF
Ministro disse que deixará Supremo Tribunal Federal no final de junho. Ele atribuiu decisão ao 'livre arbítrio' e disse que mensalão está 'superado’.
A minha concepção da vida pública é pautada pelo princípio republicano. Acho que os cargos devem ser ocupados por um determinado prazo e depois deve se dar oportunidade a outras pessoas. E eu já estou há 11 anos."
Joaquim Barbosa, presidente do Supremo.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, disse nesta quinta-feira (29) a jornalistas, depois de anunciar em plenário a aposentadoria para junho, que que o assunto mensalão está "completamente superado" e que a decisão de deixar o tribunal foi motivada pelo "livre arbítrio”.
http://g1.globo.com/politica/mensalao/infografico/platb/esquema
Atualmente é muito comum ouvir nos noticiários a respeito dos laranjas que são pessoas que disponibilizam seu nome, conta bancária, para que outra, utilizando tais dados, faça negociações ilícitas sem expor sua identidade. Essa prática é muito usada por corruptos que encontram nos laranjas a escapatória para seus negócios irregulares, dinheiro sujo, licitações irregulares, e diversas outras transações comerciais. Por isso, o “laranja” está, muitas vezes, ligado a procedimentos ilegais.
Muitas pessoas se enganam pensando que apenas as pessoas que contratam os “laranjas” detidas, mas se enganam, pois aquele que se submete a tais práticas também é enquadrado nos artigos pertencentes ao código penal, quando estão