Mensagem para o roteiro 25 2015
Lucas: 10. 25 – 37
Afirmação Teológica
O texto proposto refere-se, a uma das indagações mais importantes da vida cristã; a vida eterna. Nesse diálogo entre Jesus e o doutor da lei. Jesus apresenta uma parábola, afim de, esclarecer a dúvida de seu inquiridor a respeito da vida eterna. Durante o diálogo, surge outro questionamento do doutor da lei, a respeito de seu próximo.
Sentença de Transição
De que forma, temos respondido ás indagações, do nosso tempo? Somente com palavras? Esse diálogo nos ensina que a maneira que interpretamos, revelará o modo que praticamos.
Palavra Chave:
Introdução
O texto faz algumas referências importantes, em relação aos seus personagens. Doutor da lei; um especialista na lei judaica, tanto na escrita como na oral. Esse inicia o diálogo com Jesus. “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”. A resposta de Jesus, deveria nos conduzir a uma profunda reflexão. “Que está escrito na lei?”. Jesus o conduz a uma interpretação literal do texto. “Como lês?”, ou seja, como lês deve praticar. O relacionamento interpessoal é um dos grandes desafios da vida cristã, em sua essência; eis o motivo da segunda argumentação. E quem é o meu próximo? Diante desse quadro Jesus, o conduz a uma lição pratica; porém uma interpretação figurada em forma de parábola.
Personagens da parábola
Sacerdote é aquele homem consagrado, entre os hebreus faz ou ministra os sacrifícios a Deus. Entre os gentios também se chamava sacerdote ao sacrificador que representa o povo diante de Deus. Levita é aquele homem consagrado, para o serviço Templo de Jerusalém.
O bom samaritano que usou de misericórdia com a vítima a beira do caminho.
“30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó.”
A estrada entre as duas cidades, que estava situada num vale rochoso e perigoso, uma distancia aproximada de 27km, e era frequentada por ladrões e outros tipos de pessoas perigosas; portanto não oferecia segurança aos