INDICADORES BIOL GICOS

298 palavras 2 páginas
INDICADORES BIOLÓGICOS
São agentes tóxicos inalterados e seus metabólitos determinados por meio das medidas periódicas das concentrações dos contaminantes em amostras colhidas no organismo dos trabalhadores exposto a uma determinada substância química ou que causam alterações biológicas precoce reversíveis (enzimas, componentes do sangue), decorrentes da exposição e que podem ser determinadas no sangue ou na urina dos trabalhadores.
ÍNDICE BIOLÓGICO MÁXIMO PERMITIDO são niveis de advertência da resposta biológica ao agente quimico ou nivel de advertencia da substancia quimica ou de seus produtos de biotranformação em tecidos, fluidos biologicos, ou ar exalado de trabalhadores expostos independente da via de introdução.
O indice biologico maximo é permitido até 3,5% para não fumantes (nr7).
VALORES DE REFERÊNCIA
Concentração de biomarcadores encontrados em individuos não expostos ocupacionalmente ao xenóbiotico em estudos, ou seja valor basal do bioindicador.
O valor de referência normal é de ate 1% para não fumantes (nr7)
BIOINDICADOR DE EXPOSIÇÃO OU DOSE INTERNA
Corresponde a uma substancia exogena, seu metabólito ou o produto de uma interação entre o xenobiótico e algum alvo celular ou molecular que é medido em uma amostra biológica.
Exemplos: volateis em ar expirado, metais pesados no sangue ou na urina, metabolitos de solventes, adultos de AT com hemoglubina ou albumina, entre outros.
BIOINDICADORES DE EFEITOS
Alterações bioquimicas, fisiologicas ou comportamentais, precoce e reversiveis que podem ser mensurados em amostras biologicas e se relacionam com a ação do xenobioticos
Exemplos: acido delta- aminolevulínico urinario na exposição ao composto inorganicos do chumbo (pB)
BIOINDICADORES DE SUCEPTIBILIDADE
Indicadores que se relacionam com a habilidade individual de um organismo em responder a uma ação de um xenobiotico. Identificam aqueles individuos que poderão apresentar, por alterações geneticas ou adquiridas, uma resposta inesperada ou exacerbada à

Relacionados