Apostila Estrategias De Midia Agosto 2014
Prof. Antonio Carlos Pantarotto
AGOSTO 2014
Introdução
Nos últimos anos, o mundo dos meios de comunicação sofreu uma revolução sem precedentes em sua história que, tradicionalmente, está acostumada a reviravoltas periódicas. No início, tínhamos o predomínio da TV e do rádio, meios de comunicação de massa por excelência. Depois de algum tempo, a comunicação passou a focalizar a segmentação, principalmente com o crescimento constante do número de revistas direcionadas a determinados públicos leitores.
Recentemente, com o surgimento da internet, a comunicação fragmentou‐se em centenas de milhares de domínios, conseguindo atingir e interligar um número ilimitado de pessoas ao redor do globo.
No caso específico do Brasil, existem aproximadamente, 269 emissoras de TV geradoras e
2.591 retransmissoras, mais de 100 canais de TV por assinatura; 3.000 emissoras de rádio;
1.200 títulos de revistas e 727 títulos de jornais; 19.000 locais e 37.000 placas de outdoor;
1.200 salas de cinema e mais de 3 milhões de domínios na internet.
Diante desse universo impressionante, como deve atuar um profissional de mídia, em busca do sucesso da campanha publicitária?
De forma sucinta, pode‐se afirmar que o profissional de mídia deve ser um especialista em comunicação e conhecer a essência de cada um dos meios disponíveis, para aproveitar o que eles têm de melhor a oferecer na veiculação de uma mensagem e, conforme a verba disponível, montar o mix mais eficaz para atender aos objetivos de marketing e de comunicação do produto.
O quê? Por quê? Como? Onde? Quanto? São perguntas básicas que pautam a atividade