Mensagem de aneel
Mensagem da Aneel
O setor elétrico brasileiro está em permanente evolução, fruto tanto de mudanças legais e normativas quanto do avanço tecnológico. Por essa razão, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) periodicamente atualiza esse Atlas que contém um importante acervo de informações sobre a infraestrutura elétrica do país.
É um desafio levar energia elétrica a mais de 61 milhões de consumidores, espalhados num território de dimensão continental. O Brasil superou, no ano de 2007, a marca de 100 mil megawatts (MW) em potência instalada (75% de fonte hídrica e 25% de fonte térmica). E muito ainda pode ser feito para espandir o parque hidroelétrico, já que menos de 30% foi aproveitado!
Persistimos em buscar da geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis: em 2008 realizou-se o primeiro leilão de biomassa, energia gerada pela queima do bagasso de cana-de- açúcar. Para isso foi necessário licitar novas instalações de conexão a rede básica, para escoamento da energia produzida pelas usinas de cana-de-açucar localizadas na região Centro Oeste do Brasil.
Numa escala ainda reduzida experimental, têm sido criados incentivos a produção de energia pela queima do lixo urbano e pela utilização do metano associado a dejetos de suínos. Ambos projetos apontam o caminho da correta sustentabilidade ambiental, ao unir a despoluição das cidades e dos rios a geração de energia elétrica.
O equilíbrio entre oferta e demanda não é alcançado apenas aumentando a oferta. É possível e desejável atuar também pelo lado da demanda. Nesse sentido, é de grande relevância a busca da eficiência energética. Os projetos apresentados pelas distribuidoras de energias elétrica nessa área, desde o início do primeiro ciclo em 1998, totalizam investimentos de mais de R$ 1,93 bilhões. Porjetos que são aprovados pela Aneel e já atingiram uma economia de redução anual na ordem de 5.597 GWh/ano no consumo de energia