Menor de rua
Trabalho sobre grupos sociais
Curso: Engenharia – Ciclo Básico
Disciplina: Homem e Sociedade.
NOME: RA TURMA
Emanoel Alves A83347-1 A
Erica de Castro Pereira A536FE-0 A
Felipe Jorge Ferreira Floriano A82681-5 A
Margarete Camilo dos Santos A76604-9 B
Priscila Pereira dos Santos A97421-5 A
Rodrigo Francisco Silva A98DAJ-9 C
Salvador Rodrigo Ramos Santana B0450F-9 C
William Borges A93FCH-2 C
(2011)
São Paulo
Apresentação
Este trabalho foi elaborado através de pesquisa bibliográfica, usando como instrumento pesquisa pela internet, e pesquisa de campo que explorou profissionais que auxiliam esses menores em casas de passagens e abrigos, através de entrevistas com menores abandonados. Tendo como foco buscar o maior número de informações sobre os menores abandonados como criação do termo, fortalecimento desse caos, maneiras de ajudá-los e como ajudá-los.
Apresentamos os seguinte contexto: * Como surgiram os primeiros menores abandonados no Brasil; * A causa do abandono de crianças; * Posição da família; * Porque essas crianças recusam ajuda; * Dificuldade em sair; * Quais são os programas do governo para ajudar essas crianças; * Como funcionam esses programas; * Como a sociedade ajuda os menores abandonados; * A opinião do grupo ao desenvolver esse trabalho.
Primeiros Registros de Abandonos no Brasil.
(Aculturação)
Os portugueses coloniais retiravam crianças indígenas para moldurarem de acordo com o que acreditavam ser civilizado e incluíam crianças negras ao completarem sete anos para o trabalho escravos. Seguindo assim a partir da Lei do Ventre livre (1871) e da Abolição da Escravatura (1888) que surgiu o tema “menores abandonados”, pois essas