Menina
Resumidamente, a análise SWOT é a técnica que permite revelar os pontos fortes e fracos da empresa, e as oportunidades e ameaças do mercado.
Um requisito fundamental a ter em consideração antes de iniciar uma análise SWOT é clarificar que objectivos se pretendem alcançar. O que pode ser um ponto forte no contexto de um objectivo, pode ser um ponto fraco se a empresa persegue outro objectivo.
Explicar a análise SWOT
SWOT significa Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats. Ou em português: Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças. Os pontos fortes e fracos são internos à organização, enquanto as oportunidades e ameaças se referem à relação da empresa com o ambiente externo. A lista abaixo detalha melhor este conceito:
Pontos Fortes * Know-how patenteado de produção de um produto de grande procura; * Uma conhecida marca de confiança e * Contactos sólidos e frutuosos com um canal de distribuição que funcione bem; * Excelentes relações com grandes clientes; * Gestão competente.
Pontos Fracos * A falta de conhecimentos ou capacidades técnicas; * Produtos e empresa não são conhecidos no mercado; * Falta de canal de distribuição ou rede de comercialização eficiente; * Problemas de qualidade e muitas reclamações.
Oportunidades
* Novas tecnologias oferecem a possibilidade de desenvolvimento de produtos inovadores; * Mudanças nas condições de mercado aumentam a procura de um produto da empresa; * Abolição de barreiras comerciais e abertura de novos mercados internacionais; * Um novo canal de distribuição (como a Internet) torna possível chegar a mercados de grande dimensão.
Ameaças
* Evolução de novas tecnologias tornam os produtos da empresa relativamente caros; * Gostos do cliente alteram-se e reduzem a procura de um produto fabricado pela empresa; * Abolição das barreiras comerciais pode levar a inundação do mercado com produtos concorrentes estrangeiros; * Novos