Menina maris de laço e de fita
MENINA MARIA DE LAÇO E FITA
O Projeto Menina Maria de Laço e de Fita, tem sede na Comunidade Católica Santa Luzia, com CNPJ DE Nº09872542. 0001/89, Rua da Felicidade, Jardim Iguaçu, Rondonópolis – MT. Com duração de três meses, tendo inicio previsto para o mês de janeiro de 2.012. Coordenadores do Projeto: Grupo de Catequese Tudo com Jesus e nada Sem Maria em parceria com a Pastoral da Criança e do Adolescente da Diocese de Rondonópolis – MT, para o fornecimento de material didático e metodológico.
Histórico da Instituição: Realiza trabalhos sociais na distribuição de cestas básicas, auxilia as mães no controle das vacinas e do peso corporal das crianças, através de pesagem mensal em parceria com a Pastoral da Criança e do Adolescente, desde o ano de 1.993, conta com 25 voluntários que atuam direta e indiretamente para o bom andamento de todos os projetos sociais da Comunidade.
Problema: O que tem levado as meninas da nossa sociedade cada vez mais cedo a serem mães ? A gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas à sexualidade da adolescência, com sérias conseqüências para a vida dos adolescentes envolvidos, de seus filhos que nascerão e de suas famílias. Há uma corrente bizarra de pensamento que pretende associar progresso, modernidade, permissividade e liberalidade, tudo isso em meio a um caldo daquilo que seria desejável e melhor para o ser humano. Quem porventura ousar se contrapor à esse esquema, corre o risco de ser rotulado de retrógrado e/ou careta. As atitudes das pessoas são, inegavelmente, estimuladas e condicionadas tanto pela família quanto pela sociedade. E a sociedade tem passado por profundas mudanças em sua estrutura, inclusive aceitando "goela abaixo" a sexualidade na adolescência e, conseqüentemente, também a gravidez na adolescência. Portanto, à medida que os tabus, inibições, tradições e os valores morais estão diminuindo, a atividade sexual e a gravidez na infância e juventude vai aumentando.