Menina de ouro: uma resenha do livro A menina do Vale, de Bel Pesce.
O presente texto tem por objetivo apresentar os principais aspectos da obra 'A menina do Vale do Silício',de autoria de Bel Pesce, escrito em 2012.
Sintese da publicação
O livro ‘A menina do Vale do Silício’ trata da experiência da autora, Bel Pesce, em sua trajetória profissional de empreendedora.
Escrito em linguagem simples, portanto de fácil entendimento, ‘ A menina do Vale do Silício’ está dividido em 18 capítulos que tratam dos principais aspectos relacionados à abertura de uma empresa, tendo como base a vivência da autora.
Assim, o capítulo inicial trata da desconstrução do mito de que há uma idade certa para a realização de um sonho que, no caso, é a abertura de uma empresa. A autora cita exemplos de empresários de muito sucesso, que iniciaram seus empreendimentos muito jovens ou já maduros – caso dos universitários que criaram a plataforma virtual Dropbox, ou Roberto
Marinho, que iniciou a Rede Globo aos 60 anos.
Os próximos dois capítulos tratam de inspiração – os empreendedores devem descobrir pessoas que os inspiram, e o porquê, e também devem fazer leituras que iluminem sua trajetória empresarial. São apresentados vários títulos relativos a startups, tanto nacionais quanto estrangeiros, bem como um breve comentário da autora sobre cada um dos livros.
Na sequencia, a autora apresenta aspectos relativos ao comportamento dos empreendedores, tanto no âmbito individual como no de equipe. O capítulo 05 trata da humildade como um fator de êxito para o empreendimento. O capítulo seguinte enfoca a importância do trabalho em equipe para o bom êxito de uma startup.
Adiante, a autora apresenta e define, em linhas gerais, o que é um plano de negócios e para que serve, bem como sua característica primordial de ser um documento vivo, que deve estar sempre sendo renovado.
No capítulo 09, Bel relata a importância da troca de informações com empresários mais experientes, e o próximo aspecto tratado por são duas características