Menes
Sorocaba: do tropeirismo á indústria
IndíceIntrodução
Pesquisa
Conclusão
Bibliografia
Introdução Neste trabalho veremos a transformação de Sorocaba desde o ciclo do tropeirismo e feira de muares até a primeira ferrovia feita na nossa cidade e vamos entender como e porque isso ocorreu, e com isso também conheceremos um pouco da historia de Sorocaba. Entenderemos um pouco mais sobre as transformações das cidades e porque elas ocorrem, e isso graças as mudanças que observaremos durante esse trabalho feitas em nossa cidade.
Pesquisa A principal fonte de renda econômica era o comercio de escravos e índios, porém a partir do século XVII ela foi substituída pelo comercio de mulas. Em 1733 o coronel Cristovão Pereira passou com a primeira tropa de muares em Sorocaba, inaugurando o Tropeirismo. Após esse feito varias tropas de muares passaram por Sorocaba fazendo dela um dos principais pontos de comercio de animais, isso se deve ao fato de Sorocaba estar bem localizada economicamente, transformando ela em um eixo econômico entre as regiões nordeste, norte e sul do Brasil. E graças a esse movimento intenso de pessoas Sorocaba teve seu comércio e industrias destacados que começaram a produzir mercadorias expecificamente para os bandeirantes e donos de fazenda, como por exemplo couro, facões, redes de pesca e doces. Em 1852 começaram as primeiras tentativas fabris que incluíam a seda e o algodão, porém por falta de apoio financeiro a seda pereceu, o algodão gerou tanto lucro para Luis Mateus Maylaski que em 1870 começou á construir a Estrada de Ferro, e em Julho de 1857 inaugurou ela. A Estrada de Ferro colaborou muito para que Sorocaba se industrializa-se e se tornar o que é hoje em dia.
Conclusão
Conclui que neste trabalho vi um exemplo de transformação de cidades, e também vi um pouco sobre a historia de nossa cidade.