Menegon
CENTRO DE ENSINO SUPERIORES DE BALSAS-CESBA
PROGRAMA DARCY RIBEIRO-CURSO DE QUÍMICA
PROFESSOR : SERGIO
PROCESSOS REVERSíVEIS E IRREVERSíVEIS
NATÁLIA DE CARVALHO MENEGON
BALSAS-MA
2011
• Processos reversíveis:
São processos que após terem ocorrido em um dado sentido,tmabem podem ocorrer natuarlamnete num sentido oposto(ou não),voltando ao seu estado inicial.
Exemplo de um processo reversível:
Compressão lenta de um gás de modo a que, em cada instante, o sistema permaneça em equilíbrio termodinâmico. A compressão muito lenta de um gás, através de um êmbolo de seringa, é praticamente um processo reversível, pois ao largar-se o êmbolo após a compressão, este volta à posição inicial. A energia fornecida ao gás sob a forma de trabalho, quando este é comprimido, é então libertada para os arredores quando o gás se expande.
• Processos irreversíveis:
São processos que ocorrem sempre num só sentindo,sendo por isso fácil reconhecer a ordem temporal com que acontecem.
Os processos irreversíveis são muito comuns na natureza. Por exemplo, se colocarmos uma gota de tinta num recipiente com água, a gota dissolve-se de forma gradual. Inicialmente, a gota encontrava-se num certo ponto à superfície da água, mas passado algum tempo a tinta fica espalhada. No início sabe-se onde está a tinta, mas no fim não há uma separação entre a água e a tinta, ou seja, a desordem do sistema é maior no fim do processo. O processo é irreversível, isto é, de forma espontânea não é possível observar o processo inverso, em que a tinta misturada com toda a água, voltaria a formar uma gota.
Em termodinâmica também existem processos irreversíveis, como é o caso do estabelecimento de equilíbrio térmico entre dois corpos a temperatura diferente, ou na experiência de Joule.
Considere-se dois objetos colocados em contacto térmico, estando inicialmente um objeto a uma temperatura superior à do outro. No final, o sistema formado pelos dois objetos