O conceito de saúde
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
GEOVANA SANTOS FERREIRA
ATIVIDADE
Atividade apresentada a Profª. Karla Gybi como requisito parcial para aprovação no Componente Curricular Psicologia da Saúde, que compõe o Fluxo do Curso de Psicologia da UFRB.
Santo Antônio de Jesus
2014
Qual a importância de discutir os conceitos de saúde e as possíveis repercussões na atuação profissional do psicólogo da saúde?
A saúde recebeu várias conceituações ao longo da história da humanidade. Até pouco tempo atrás, ter saúde era não ter uma doença. Posteriormente a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a um completo bem-estar físico, mental e social. Essa definição é bastante questionável, uma vez que põem em dúvida se seria possível um “completo bem-estar”.
Essa conceituação de saúde foi considerada avançada para época em que foi elaborada (1948), porém não condiz mais com o contexto atual se entendermos que a “saúde, como todo processo social, humano é histórico. Assim, suas manifestações e exigências mudam qualitativamente com o desenvolvimento da humanidade” (Rey, 2004, p.8).
Para Rey (2004, p.1) ainda, outra maneira de se pensar a saúde é entendê-la como um processo e não como um produto. Ele define a saúde como sendo “um processo qualitativo complexo que define o funcionamento complexo do organismo, integrando o somático e o psíquico de maneira sistêmica, formando uma unidade em que ambos são inseparáveis”. Assim, ao entender a saúde como um processo, torna-se possível pensar esta de uma forma dinâmica, ou seja, não estável e também como o indivíduo ativo em seu processo de saúde.
No que se refere à Psicologia, esta emergiu no campo das ciências humanas, só muito tempo depois foi se inserindo no campo da saúde. Assim para Spink (2009,p.30) a Psicologia “chega tarde nesse cenário e chega ‘miúda’, tateando,