Menbros inferiores
TURMA: “A”
DOCENTE: Dr. Alex
DISCENTE: Fernando Tenreiro dos Santos
MEMBROS INFERIORES
Trabalho exigido como requisito parcial a complementação da nota bimestral da disciplina de Anatomia, orientado pelo professor Dr. Alex, aos alunos do 1º período do curso de Enfermagem turma A.
Colinas do Tocantins – TO, Junho de 2012.
INTRODUÇÃO
No desenvolvimento do trabalho a seguir, estamos deixando explicito toda a anatomia dos membros inferiores, que é composto por músculos, ossos, nervos veias e artérias. E todo o seu funcionamento e finalidade, para o bom funcionamento, a importância de cada sistema, com nomes e contribuição para o membro.
TRABALHO DE ANATOMIA
1. OSSOS DO MEMBRO INFERIOR
O membro inferior tem função de sustentação do peso corporal, locomoção, tem a capacidade de mover-se de um lugar para outro e manter o equilíbrio. Os membros inferiores são conectados ao tronco pelo cíngulo do membro inferior (ossos do quadril e sacro).
A base do esqueleto do membro inferior é formado pelos dois ossos do quadril, que são unidos pela sínfise púbica e pelo sacro. O cíngulo do membro inferior e o sacro juntos formam a PELVE ÓSSEA.
Os ossos dos membros inferiores podem ser divididos em quatro segmentos:
Cintura Pélvica - Ilíaco (Osso do Quadril) Coxa - Fêmur e Patela Perna - Tíbia e Fíbula Pé - Ossos do Pé
1 CINTURA PÉLVICA: PRINCIPAIS PARTES..
A cintura pélvica é uma importante parte do nosso corpo, pois é nela que está localizado o ísquio, que é onde nos apoiamos ao sentar.
Deve ser lembrado que o termo bacia, que é mais utilizado, refere-se ao espaço limitado pelos ossos ilíaco, sacro e cóccix.
1.2 FÉMUR
O fémur é o único osso da coxa, situado entre a anca e o joelho. Para além de ser o osso mais comprido do organismo, é o muito robusto e resistente. À semelhança de