Memórias
Disciplina: EL684A - Primeiro Semestre de 2013
Professor Responsável: Antonio Miguel – FE/DEPRAC/PHALA/HIFEM
PRODUÇÃO DE JOGOS MEMORIALÍSTICOS INDIVIDUAIS (JMI)
Buscar esse tipo de experiências na memória não é algo tão fácil, mas há algumas coisas que aconteceram que consigo me lembrar muito bem. Quando novo eu sabia que deveria ir à escola, não sabia porque, apenas que na segunda feira eu teria que acordar cedo e ir esperar o transporte escolar (a minha escola era longe pois não havia muitas vagas em escolas na região).
Conforme fui crescendo comecei a ver que eu não estava mais indo para a escola para desenhar e pintar, eu estava indo para decorar algumas letras que a professora passava na lousa e chamava de alfabeto. Quando aprendi toda essa baboseira (pelo menos era isso que achava na época) me senti livre de ter que pensar, pena que não sabia que teria que saber muito mais coisas. Aprendi a ler, escrever e até fazer algumas contas com números mas pra mim aquilo não era nenhuma situação de aprendizagem, era algo natural que todo mundo da minha idade tinha que fazer.
Em casa a minha mãe e avó me educavam com princípios muito rígidos, eu podia brincar a hora que quisesse (até de escolinha), e podia até ficar o dia inteiro da frente da tv, desde que antes de tudo isso eu fizesse os meus deveres de casa (e isso era muito chato).
No fim da minha quarta série a professora nos disse que haveria um campeonato na classe, um campeonato de torta na cara e que era pra gente estudar a tabuada em casa porque quem iria ganhar esse campeonato era quem soubesse melhor a tabuada, me esforcei para aprender sozinho (já que não tinha dado bola quando a professora passou na lousa e explicou), mas fiquei em segundo lugar. A aprendizagem foi muito relevante pra mim pela primeira vez naquele momento onde percebi que quanto mais eu soubesse melhor eu me sairia em situações em que eu necessitaria concorrer com outras pessoas.
Passei pela primeira