Memórias
Alan Jean Oliveira
Introdução a Ciência Da Computação
1) As memórias podem ser do tipo volátil ou não volátil.
Não volátil: é a que retém a informação armazenada quando a energia elétrica é desligada.
Ex: Memória ROM.
Volátil: é a que perde a informação armazenada quando a energia elétrica é interrompida. Ex:
Memória RAM.
2) Novas tecnologias vem sendo usadas na fabricação das memórias como por exemplo:
Memórias de semicondutores: são dispositivos fabricados com circuitos eletrônicos e baseados em semicondutores. São rápidas e relativamente caras.Exemplo de memórias de semicondutores são os registradores e a memória principal.
Memórias de meio magnético: são dispositivos, como os disquetes, discos rígidos e fitas magnéticas , fabricados de modo a armazenar informações sob a forma de campos magnéticos. Eles possuem características magnéticas semelhantes às das fitas cassete de som, as quais são memórias não voláteis.São mais baratos e permitem armazenamento de grande quantidade de informação.
3) A Memória Principal tem por finalidade armazenar toda a informação que é manipulada pelo computador ( programas e dados). Para que um programa possa ser manipulado pela máquina, ele primeiro precisa estar armazenado na memória principal.Utiliza a tecnologia de memórias de semicondutores.
4) Memória RAM: É um tipo de memória essencial para o computador, sendo usada para guardar dados e instruções de um programa e é volátil.
DRAM (Dynamic Random-Access Memory - RAM Dinâmica): memórias desse tipo possuem capacidade alta, isto é, podem comportar grandes quantidades de dados. No entanto, o acesso a essas informações costuma ser mais lento que o acesso às memórias estáticas. Esse tipo também costuma ter preço bem menor quando comparado ao tipo estático.
SRAM (Static Random-Access Memory - RAM Estática): esse tipo é muito mais rápido que as memórias DRAM, porém armazena menos dados e possui preço elevado se considerarmos o