As Três Maiores Religiões
Islamismo
O islamismo encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África. A religião muçulmana é monoteísta, ou seja, tem apenas um Deus: Alá. Essa religião foi criada pelo profeta Maomé no século VII. Segundo a fé islâmica, por intermédio do anjo Gabriel, Alá (Deus) revelou-se a Maomé, a quem transmitiu os ensinamentos do Islã, que estão contidos no Livro Sagrado dos muçulmanos. Sabe-se que Maomé participou de inúmeras caravanas de comércio pela região do Oriente Médio, o que lhe permitiu entrar em contato com as religiões judaica e cristã.
Criada pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão. A Suna é um complemento do Corão, no qual se estabelecem os usos e costumes fundamentados nos preceitos de Maomé.
Foi fundada na região da atual Arábia Saudita. Os muçulmanos acreditam na vida após a morte e no Juízo Final, com a ressurreição de todos os mortos. Aceitam Deus como único e Muhammad (Maomé) como seu profeta. Dão esmola (Zakat) de no mínimo 2,5% de seus rendimentos para os necessitados. Fazem a peregrinação à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, desde que para isso possuam recursos. Realizam diariamente suas orações. Jejuam no mês de Ramadã com objetivo de desenvolver a paciência e a reflexão. Atualmente, grupos fundamentalistas islâmicos referem-se à guerra santa islâmica como djihad (luta), palavra que pode ser interpretada como luta contra os infiéis. Entretanto para a maioria dos muçulmanos djihad é a luta interna, empreendida contra o mal dentro do indivíduo. Segundo Mantran: “A guerra santa (djihad) não fazia parte dos cincos princípios essenciais do dogma”. Representava meramente uma obrigação ocasional.
Cristianismo
A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada por Jesus espalhou-se rapidamente pelos quatro cantos do mundo, se transformando atualmente na