Memória
Turma: M3
Disciplina: Marketing
Professor (a): Sonia Brantes
Trabalho de Marketing
Aluno (a):
Vanessa A. Dos Santos
Venda Nova do Imigrante
Março/2012
Relação- Marketing e memória
Há um tipo de marketing que está ligado com a lembrança e retrospecto de consumidores que andam sempre antenados com novidades, esse é o chamado marketing sensorial ou marketing de experiência. Não é nada mais do que ações publicitárias com a finalidade de criar um vínculo entre o produto e o serviço relacionado ao consumidor, é uma estratégia de angariar a fidelização, por meio de um processo de diferenciação na prestação do serviço, isso é capaz de remeter ao cliente uma percepção de valor único, ou seja, uma série de percepção, reconhecimento, experimentação, convivência, imagem e marca. A partir do momento em que o elemento torna-se reconhecido na lembrança, é sinal de que a campanha foi positiva.
Essa nova “onda” que surge está baseada na ideia de ligar a marca/produto aos cinco sentidos do ser humano, com o objetivo de despertar o interesse pelo produto por meio daquilo que ele vê, ouve, sente e experimenta, ou seja, as pessoas percebem e interpretam o mundo pelos canais perceptivos: visão, paladar, olfato, audição e tato. Ao influenciar todos ao mesmo tempo, em uma única mensagem, gera uma forte identidade multissensorial e a realização de uma compra menos agressiva, porém, não menos eficaz. É importante destacar que a satisfação não está ligada apenas à aquisição do produto ou serviço, visando somente às necessidades, é preciso ir além e realizar os desejos, vender sensações e não apenas qualidades funcionais do produto.
Embora as pessoas vivam num ambiente agitado, desumanizado, as quais as normais recebem em média 3 mil anúncios publicitários por dia, o marketing sensorial vem diferenciar, ele traz uma nova atmosfera, proporciona ambientes agradáveis e que remetam a sensações,